sexta-feira, 8 de abril de 2011

ROSSETTI

ROSSETTI

Nosso case hoje é sobre a Rossetti. Para que possam compreender os assuntos que iremos abordar, apresentamos alguns dados da empresa:
“A Rossetti produz caçambas basculantes, furgões, siders, semirreboques, terceiro-eixo e produtos especiais. A empresa é destaque no mercado há mais de 43 anos com grandes investimentos em tecnologias e desenvolvimento para diversos segmentos rodoviários”.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa: - Nossa visita à Rossetti e os “causos” que encontramos.
Começamos com o tema “estoque”. No texto veremos uma mescla de teoria X case, onde, nosso maior objetivo é ver a aplicabilidade das nossas tendências nas “novas” organizações.
Como reza o estudo de renomados autores, o estoque nos dias de hoje devem ser enxutos, porém, com segurança. Por que dizemos enxuto e com segurança?
“Se alguém mantém um estoque elevado demais, as despesas aumentam. Mas se o reduzirmos exageradamente, não teremos nada para vender”, diz Netessine.
Temos aqui um caso interessante onde esbarramos na frase: - previsão de vendas / demanda. As constantes mudanças no mercado consumidor têm dificultado as previsões de vendas, mesmo estas sendo criteriosas, sempre teremos variações que podem comprometer alguns processos.
Por isso, deve existir um equilíbrio entre o nível de estoque seguro e a previsão de demanda, assim poderá lhe dar uma boa margem de cobertura de produção para atendimento das vendas.
Alguns fatores impactantes, além da previsão de demanda, que geram impactos no estoque: prazo de entrega do fornecedor, qualidade da matéria-prima, valor da aquisição, inventários e obsolescência. Alguns fornecedores, além de não fornecer uma matéria-prima de qualidade, pedem um prazo longo para entrega (como veremos em nosso case de hoje) e acima de tudo, possuem um alto valor, obrigando assim, a busca por parceiros comerciais em outros paises.
Obtemos aqui uma conclusão: para ter sinergia entre as partes, empresa vs fornecedor, será preciso ter controle sobre os pedidos processados, da programação da produção e o nível do estoque, assim, teremos eficiência nos números sobre qual quantia de matéria-prima devemos ter em estoque.
A Rossetti possui um estoque diverso, mas seu maior volume está concentrado em chapas de aço, materiais hidráulicos e pneus, itens que possuem alto valor agregado. Pois bem, esses insumos possuem grande nível de consumo no mercado, temos aqui o primeiro agravante para o estoque que é manter um bom volume para ser beneficiado e também armazenado como seguro.
Conclui-se diante da bibliografia exposta que estoques elevados significa dinheiro parado, mas na pratica, a Rossetti utiliza estoques altos como estratégia para manter sua competitividade e garantir que não falte matéria-prima, ou seja, devido a dificuldade na aquisição de insumos no mercado interno, a empresa optou por manter um estoque alto para não correr o risco de desabastecimento na produção e descumprimento de contratos, tendo sempre como foco principal, o atendimento ao cliente.
Postado em 08/04/2011 às 17h 32 min



Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário