quarta-feira, 27 de abril de 2011

SADA TRANSPORTES E ARMAZENAGENS S/A.


Fizemos um visita em um dos maiores operadores logísticos da América Latina, falaremos sobre a SADA TRANSPORTES E ARMAZENAGENS S/A.; uma empresa que atua no mercado desde 1976, de origem italiana. Seu principal cliente é a Fiat Automóveis Brasil.
Atualmente a SADA  administra três estoques, o primeiro da Fiat (veículos prontos), segundo da Caixa Econômica Federal (C.E.F) e o terceiro sendo seu próprio estoque, onde também  atende clientes esporádicos, utilizando nessa área a ferramenta “Cross Docking” (por serem produtos de alto giro, os mesmos não são estocados. É realizado uma transferência de veículos devido a circunstâncias de peso/tamanho determinados em certos centros urbanos e, logo após, enviados em veículos menores).
O serviço prestado a FIAT é de remanejamento de veículo acabado, armazenagem e entrega (transporte) a concessionárias.
Para aprofundamento do estudo, focaremos no fluxo do processo de estocagem da Caixa Econômica Federal.
No case C.E.F. a SADA aluga o espaço físico (galpão) para armazenamento de material de escritório e também realiza a entrega dos mesmos. Utiliza a ferramenta “Picking” (separação e preparação de pedidos, geralmente montados em pequenos “lotes”) para atender com eficiência o pedido do cliente.
Como gerenciador do estoque, a SADA  recebe o material de um fornecedor (da CEF), confere a quantidade entregue e qualidade (avarias na carga), se faz necessário mencionar que todo o material recebido é conferido 100% e não por amostragem. É realizada diariamente uma contagem no inventário de produtos de alto valor.
O lead time do pedido é 14 dias, subdividido em sete dias para montagem do pedido e sete para expedição/distribuição.
Para compras, controle e baixas no estoque, a SADA possui um funcionário locado em uma agência da C.E.F, onde este realiza essa tarefa importantíssima no processo geral.
É realizada também, além do transporte terrestre, a utilização da malha aérea, o qual ocorre pela urgência do pedido. O material transportado é levado em sacos cujo peso máximo são   10 kg e devidamente lacrado.
Resumimos que gerenciar um estoque terceirizado, de material de escritório (giro rápido) é algo que necessita habilidade, destreza e um “no hall” para que sejam atendidos com eficiência os pedidos do cliente.

2 comentários:

  1. Como conhecer os serviços prestados pela SADA Transportes e Armazenagens.

    ResponderExcluir
  2. Como conhecer oa serviços prestados pela SADA Transportes e Armazenagens.

    ResponderExcluir